Exercícios para perder barriga | Dicas para facilitar o seu treino

Tempo de leitura: 13 minutos

Que tal fazer alguns exercícios para perder barriga agora? Pronto. O rosto da maioria das pessoas já muda na hora. O sorriso vira uma careta com uma olhadinha pra cima do tipo “Ai, meu Deus… Lá vêm os abdominais!”.

Conheço muita gente que reage dessa forma. Inclusive eu já fui assim. Mas estou melhorando.

Parece que tudo em nós é contra exercícios para perder barriga. Poucos movimentos e uma dor quase insuportável nos faz parar, fazendo caretas e pedindo pra sair. Isso quando uma cãibra não trava você totalmente logo nos primeiros segundos.

musculatura abdominal
Alongar e aquecer antes do treino ajuda a evitar as cãibras

Pra esse caso em especial, a dica é: nunca faça abdominais sem antes alongar a região do abdômen.

Mas também sabemos que a satisfação por alcançar o objetivo de perder a barriga compensa todo o esforço. E se você souber administrar esse esforço, melhor ainda.

Não é preciso dificultar o exercício abdominal ao ponto de não conseguir executar as repetições. A meta desse tipo de treino é fortalecer o abdômen e preparar a musculatura pra queimar a gordura.

Nos próximos parágrafos desse artigo, vou compartilhar com você algumas coisas importantes pra realizar os exercícios para perder barriga com mais facilidade. Espero que você goste e tire o máximo proveito dessa leitura.

Por que fazer exercícios para perder barriga é tão difícil

Por diversas vezes tenho visto a dificuldade que a maioria das pessoas tem ao fazer abdominais. Isso acontece principalmente porque elas tratam os músculos do abdômen de forma totalmente diferente dos outros músculos.

Para desenvolver e trabalhar a musculatura abdominal não é preciso realizar sequências intermináveis e doloridas de exercícios abdominais. Séries curtas mas de alta intensidade são as mais bem indicadas.

Outro detalhe que devemos considerar é que para definir o abdômen a atitude mais importante é com relação à alimentação. Quando ouvir alguém falar que “músculos são adquiridos na academia e gordura você perde na cozinha”, pode concordar e assinar embaixo.

Também é muito importante entender que se você fizer os exercícios para perder barriga corretamente, mas não equilibrar seu consumo calórico, seu esforço será inútil.

Quanto ao tipo e qual exercício abdominal você pode fazer, isso deve ser de acordo com o que seu corpo melhor se adaptar. Já sabemos que centenas de abdominais exigem muito de você e não trazem o resultado esperado.

Escolha no máximo três ou quatro exercícios diferentes. Faça de 3 a 4 séries de 15 a 20 repetições, mas faça com resistência e intensidade, dedicando total concentração aos músculos do abdômen e no máximo 3 vezes por semana.

treino abdominal
Treine respeitando os seus limites

O treino abdominal não precisa ser algo doloroso e difícil de realizar. Dependendo de sua atividade física, da intensidade e da frequência que você vai à academia, menor a exigência de fazer exercícios para perder barriga. Por exemplo, um praticante de Crossfit normalmente não faz esse tipo de exercício, ao passo que aquele que treina só em máquinas numa academia deve dedicar um pouco mais de atenção aos abdominais.

Quanto maior o percentual de gordura, maior a circunferência da barriga e consequentemente, mais difícil fazer abdominais. Faça esse tipo de exercício pensando em fortalecer seus músculos do abdômen e siga um controle alimentar adequado para eliminar a gordura.

À medida que for perdendo peso, mais fácil será realizar os exercícios para perder barriga. Seu abdômen ficará mais definido a cada dia que sua gordura abdominal diminuir.

Diminuir gordura abdominal com exercícios para perder barriga

Eu e você já sabemos que perder a gordura abdominal não envolve a prática isolada de exercícios para perder barriga, uma vez que ainda não há comprovação da queima de gordura unicamente em uma parte do corpo.

Estudos já comprovaram que alimentação equilibrada, treinos cardiovasculares de alta intensidade e um bom índice de massa muscular é que aumentam o metabolismo basal, agindo com mais efetividade no emagrecimento e perda de gordura abdominal.

O primeiro passo para baixar o seu percentual de gordura é eliminar a ingestão de açúcares e carboidratos simples/processados. Isso quer dizer que nada de doces, brigadeiros, sorvetes, bolos, biscoitos, bolachas e etc.

A primeira coisa que você vai perceber quando parar de consumir açúcar é que não vai sentir muita fome, pois carboidratos e açúcares provocam mais ainda a vontade de comer. Frutas também não são uma boa opção mas caso a situação fique muito difícil de suportar, prefira as frutas vermelhas.

Infelizmente muitas pessoas ainda associam o termo alimentação saudável e equilibrada com um regime restritivo de baixa caloria. Na verdade devemos pensar em uma educação alimentar diferente, onde cada refeição tenha em sua composição todos os nutrientes que precisamos.

alimentação equilibrada
Alimentação equilibrada para perder barriga

Isso não quer dizer que você vai engordar, mas sim que o organismo vai trabalhar equilibradamente, sem precisar armazenar calorias extras.

Faça suas refeições tentando manter sempre o mesmo horário. O tempo ideal de intervalo entre uma e outra refeição é sua fome que vai dizer, ou seja, nunca espere sentir fome e mantenha seu metabolismo sempre ativo.

Procure sempre equilibrar seu prato com proteínas, gorduras saudáveis, fibras (legumes, vegetais) e carboidratos complexos em pouca quantidade. Coma pra ficar satisfeito e não exagere. Se a sua atividade física for corrida, bicicleta ou coisa parecida, faça ciclos alternados de baixa e alta intensidade para ativar uma queima de gordura por mais tempo.

Se estiver comprometido com um treino de musculação, aproveite o tempo de descanso entre uma série e outra pra correr na esteira ou bicicleta, mantendo assim seu batimento cardíaco em uma frequência mais alta.

Estudos já comprovaram que treinos intervalados de alta intensidade são excelentes para baixar o percentual de gordura e ótimos exercícios para perder barriga.

“Faço exercício e dieta mas não consigo emagrecer”

Conheço muita gente que tem essa queixa e acredito que você também conhece. Combinar o exercício físico ideal com a alimentação correta nem sempre é uma coisa fácil de acertar.

Às vezes, iniciar um conjunto de ações para perder peso ou definir o abdômen envolve mais do que dieta e exercícios para perder barriga. É preciso trabalhar também a nossa mente, no sentido de criar um objetivo e torná-lo uma força inspiradora.

planejar ações para emagrecer
Planeje seu treino

Se você parar um momento pra uma breve análise, perceberá que em toda ação que fazemos, primeiro nós a desenhamos em nossa mente. Por exemplo, antes de sair de casa pra resolver alguma coisa, já pensamos e planejamos o que fazer.

Assim também deve acontecer quando queremos emagrecer ou perder a barriga. É preciso ter um planejamento do que comer e definir os horários, o que fazer na academia, quanto tempo de atividade aeróbica, etc.

Sem esse planejamento, muitas pessoas seguem uma estratégia inadequada para emagrecer, adotando uma dieta muito restritiva que acaba baixando o metabolismo. Isso cria um estado de alerta em que seu organismo acumula o máximo de gordura de tudo que você come.

Pra evitar essa queda metabólica você deve ter todos os macronutrientes em suas refeições (proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais), mantendo assim a sua harmonia nutricional.

Procure sempre privilegiar a qualidade de seus alimentos e não se preocupe em apenas contar as calorias. Tenha um programa de exercícios que eleve seu metabolismo, mantendo o processo de queima de gordura por mais tempo após o treino.

Alcance isso mantendo uma alta intensidade em seus treinos de musculação, e faça seu treino aeróbico com treinos intervalados de alta intensidade (chamado de HIIT). Assim você terá um emagrecimento saudável e com baixo percentual de gordura.

Porque é tão difícil perder a barriga

Eu já percebi que muita gente ainda não sabe como o percentual de gordura tem grande importância na definição do abdômen. Eliminar a gordura da barriga não depende só da perda de peso, mas também dos níveis de gordura no corpo todo.

Um grande vilão é o estresse, com a liberação do cortisol, que é um dos grandes responsáveis pela dificuldade de perder gordura abdominal. Além disso, muitas pessoas não controlam o consumo de açúcares escondidos em refrigerantes, pães, sucos industrializados, etc.

Assim que iniciamos um projeto focado em emagrecer e exercícios para perder barriga, nosso organismo distribui a necessidade calórica de acordo com o que cada parte do corpo precisa. Como o abdômen é o local de armazenamento natural de gordura, também será o último lugar onde ela vai ser queimada.

Enquanto houver outra fonte de energia, perder gordura da barriga vai demorar um pouco mais. Por isso a necessidade de baixar o percentual de gordura total, para assim forçar o organismo a queimar gordura abdominal.

queimar gordura abdominal
Ter uma vida saudável é sua melhor escolha

Para que seu emagrecimento seja bem-sucedido, o controle da ansiedade é muito importante. Quando você busca resultados imediatos, a tendência é que qualquer demora em perder peso ou medidas no abdômen leve a algum tipo de decepção.

A partir daí o estresse começa a agir, alterando o nível do hormônio cortisol, que em excesso atrapalha muito o emagrecimento. Para evitar isso, cuide de sua alimentação, dedique-se bem ao treino físico e procure dormir bem.

Outro vilão sorrateiramente escondido em vários alimentos é o açúcar. Ele está em receitas doces, refrigerantes, sobremesas, cereais matinais, pães, biscoitos recheados ou não, lanches escolares e mais uma infinidade de alimentos.

O maior problema na ingestão de açúcares é que o organismo metaboliza tudo muito rapidamente, transformando-o imediatamente em energia pura. Se você não gastar toda essa energia, o que acontece? Isso mesmo. Vira gordura e é armazenada em sua barriga.

Realmente perder a barriga não é um processo simples e há vários obstáculos. Mas nada que seja tão difícil assim de transpor. Ter um plano bem estruturado pra queimar gordura e fazer exercícios para perder barriga pode facilitar bem as coisas.

A ajuda de um profissional da área de nutrição é uma ótima ideia, uma vez que a sua alimentação é a maior responsável pelo sucesso de seu emagrecimento.

Se você tiver um bom equilíbrio alimentar fica mais fácil eliminar a barriga, você perderá peso de forma muito mais saudável e sua atividade física dará mais resultados.

Pular corda – emagrece e dá resistência cardiovascular

Muitas pessoas têm procurado alternativas de atividades físicas que substituam os doloridos exercícios para perder barriga. Existem diversas opções e pular corda é uma das mais usadas por quem tem pouco tempo.

pular corda emagrece
Pular corda ajuda a perder peso

Lembrando que parece ser uma atividade simples mas sua execução requer que você tenha uma certa atenção e cuidado. Observe se suas articulações vão suportar o impacto sem causar nenhuma dor ou incômodo.

Não há dúvidas de que esse exercício traz grandes benefícios para quem quer emagrecer e diminuir a gordura do abdômen, mas é importante ressaltar que pular corda não é pra qualquer pessoa.

Caso você possa fazer esse exercício sem maiores problemas, terá como aliado no combate à gordura um dos melhores treinos aeróbicos que existem. Além de emagrecer, vai aumentar sua resistência cardiovascular, fortalecer e tornear suas pernas, desenvolvendo também sua coordenação motora.

Para a prática do exercício de pular corda, a escolha do tipo de corda também é muito importante. Especialistas recomendam as cordas de plástico com rolamento e em um tamanho adequado a sua altura.

Use tênis com amortecimento para proteger as articulações e roupas confortáveis que não limitem seus movimentos. Procure praticar em um piso que não cause muito impacto tipo carpete, grama ou um tapete próprio para exercícios.

Faça treinos com séries que permitam variações de intensidade, que são os melhores exercícios para perder barriga e emagrecimento.

Ações diferentes, resultados diferentes…

Muita gente quer e precisa perder a gordura abdominal, mas considera os exercícios para perder barriga um verdadeiro tormento. Pra amenizar isso, é preciso darmos a esse tipo de exercício apenas a atenção que ele merece, ou seja, a mesma dada a qualquer parte do seu corpo.

Se você vai à academia e faz 3 séries de 12-15 repetições para os músculos peitorais, faça a mesma coisa com seus abdominais.

exercicio abdominal
Pratique exercícios abdominais com regularidade

Já que somente fazer exercícios para perder barriga não traz um abdômen mais definido, comece a diminuir sua cintura fazendo uma alimentação o mais natural possível. Elimine o açúcar e os alimentos processados.

Dedique um tempo diário de pelo menos 20 minutos para seu treino aeróbico intervalado de alta intensidade, que vai agilizar a queima de gordura e mostrar a musculatura abdominal escondida.

Essas atitudes terão grande efeito na sua perda de gordura abdominal, permitindo que você faça seus exercícios para perder barriga cada vez mais facilmente. Seu emagrecimento será mais saudável e os resultados serão bem mais duradouros.

Espero sinceramente que você tenha aproveitado o conteúdo e se tiver algum comentário ou dúvida, gostaria muito de saber.

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