Dieta Dukan | Como emagrecer comendo bem

Tempo de leitura: 12 minutos

Durante grande parte de minha vida também enfrentei obstáculos para emagrecer e principalmente perder a barriga. As vezes eu conseguia um emagrecimento razoável, mas algumas semanas depois lá estava o excesso de peso novamente.

Percebi então que assim como eu, várias pessoas buscam uma alimentação ideal, mas nem sempre conseguem alcançar resultados definitivos na perda de peso.

alimentação ideal
É possível comer bem e emagrecer

Por um lado você tem uma infinidade de dietas mirabolantes com efeito duvidoso e resultados temporários, enquanto outras dietas exigem de você uma restrição de alimentos quase impossível de obedecer.

Mas é possível sim você ter os resultados que deseja, perdendo de vez a gordura abdominal e emagrecendo sem sofrer. Conhecimento, planejamento e determinação para seguir em frente são as palavras de ordem para o sucesso de seu objetivo.

Se você está buscando saber como perder barriga, emagrecer com saúde e se manter assim pro resto da vida, ao longo dos próximos parágrafos vou te mostrar como a Dieta Dukan promete ajudar nessa busca. Aproveite a leitura.

Dieta para perder barriga – superando as dificuldades.

Nesse artigo vou falar sobre a dieta Dukan, criada pelo Dr. Pierre Dukan há quase duas décadas, mas que ainda levanta muitas dúvidas sobre seus resultados e benefícios quando o assunto é perder barriga.

proteinas dieta dukan
A dieta Dukan prioriza o consumo de proteínas

Primeiro, é preciso reconhecer que todos nós temos uma certa tendência a resistir à quebra de alguns paradigmas, principalmente no que se refere à alimentação, mesmo sabendo da importância e necessidade de mudar nossos hábitos e conceitos alimentares.

Por outro lado, muitas pessoas também têm dificuldades em seguir dietas mais restritivas e a simples menção à necessidade de diminuir a quantidade de um certo alimento, já é motivo para não querer seguir em frente com o regime de alimentação como o proposto pela Dieta Dukan.

Eu mesmo conheço várias pessoas que afirmam não conseguir ficar sem o famoso “pãozinho” no café da manhã. E sou capaz de apostar que você conhece pelo menos uma pessoa que diz não conseguir ficar sem arroz com feijão por um só dia.

Outro problema que percebo é a dificuldade que muitas pessoas têm de se manter firmes em seu propósito de perder peso durante as fases de controle da Dieta Dukan. Sabemos que pra atingir um determinado resultado de emagrecimento e principalmente para perder barriga, a palavra-chave é consistência.

nutricionista
É recomendado ter a ajuda de um profissional da área de nutrição

Nesse momento, a assistência e ajuda de um profissional da área de nutrição pode ser bem interessante, ao direcionar com mais precisão a melhor forma de manter o foco e controle da alimentação. Isso ajudará você a seguir as fases da dieta até chegar ao peso desejado e se livrar do excesso de gordura abdominal.

As #4 Fases de Controle da Dieta Dukan

Para entender melhor como podemos usar a Dieta Dukan no processo de perder peso e queimar gordura do abdômen, vou mostrar de forma resumida o modelo de controle alimentar proposto por Pierre Dukan, que conforme sua estrutura original está organizado em 4 fases de controle.

  • Fase 01 – Ataque (Dias de Proteínas)

O objetivo primordial dessa fase é levar você a conhecer e aceitar um conceito diferenciado de alimentação para, futuramente, conseguir manter novos hábitos alimentares.

Durante essa fase a maioria das pessoas consegue perder peso com facilidade, uma vez que ocorre a diminuição expressiva no consumo de alimentos que contêm carboidratos.

A alimentação nessa fase é exclusivamente baseada em consumir proteínas magras à vontade e dura em torno de 2 a 10 dias, dependendo do seu objetivo;

  • Fase 02 – Cruzeiro (Dias de Vegetais + Proteínas)

Nessa fase é onde a nossa meta de peso vai ser alcançada, sempre alternando entre um dia de proteína pura e outro com vegetais e proteínas.

Normalmente uma perda de peso saudável está entre 300grs à 1 kg por semana e mais do que isso não é bem recomendado.

Pode parecer pouco pra quem saiu da fase de ataque mas se você considerar um emagrecimento de 4kgs por mês, isso representa muita coisa a médio e longo prazo;

  • Fase 03 – Consolidação (Dias de Determinação)

Depois de conseguir eliminar a gordura e o alcançar o peso que você queria, chegou a hora de segurar o ponteiro da balança exatamente onde você quer que ele fique.

Essa fase provavelmente é a mais difícil de todas, mas com bom senso e sabedoria você terá uma base sólida para manter seu corpo magro e saudável para sempre.

A duração dessa fase dependerá de quanto você perdeu na fase anterior e pra cada 1 kg deverá se manter 10 dias na Consolidação, ou seja, se emagreceu 10 kgs deverá seguir o planejamento por 100 dias.

Mas nem tudo é tão difícil assim pois, pra quem estava morrendo de saudade do pão, macarrão, arroz, etc., eis que surgem momentos onde você poderá contar com a volta desses alimentos ao seu cardápio;

Fase 04 – Estabilização (Dias de Glória)

A fase final, onde você não faz mais dieta, regime, jejum ou qualquer outra coisa do gênero. Agora você tem um estilo saudável de ser, viver e comer bem, que é o sonho de 10 entre 10 pessoas que querem emagrecer com saúde e se manter estabilizadas assim pro resto da vida.

Se você seguir as regras, o risco de engordar novamente é praticamente zero.

Obviamente você não poderá sair comendo tudo que aparecer pela frente sem medir as consequências, mas grande parte daquela sua antiga rotina de alimentação poderá ser retomada sem problema algum.

Apenas um dia na semana será para manter sua mente focada em seu novo corpo, o dia da proteína pura, que nunca deixará você esquecer de todo o esforço dedicado ao seu emagrecimento e perda de peso.

Observando o resumo das fases acima, podemos perceber que a Dieta Dukan pode ser uma importante aliada quando o objetivo é emagrecer ou perder barriga. A base do planejamento alimentar está no consumo de proteínas magras, farelo de aveia (fibras), muita água e no mínimo 20 minutos diários de caminhada rápida.

vida saudável
Torne sua vida mais saudável

A teoria é que ao limitar a ingestão de carboidratos seu corpo será obrigado a queimar gorduras, consequentemente levando você a emagrecer. Os alimentos são fáceis de conseguir e você não precisa ficar refém de quantidades ou porções diárias que deve consumir.

Claro que sua vontade, persistência e empenho pessoal determinarão os resultados que você poderá ter, pois mesmo sendo privativa em relação a alguns alimentos, os benefícios da Dieta Dukan são bem contundentes quando o assunto é perder peso. Mas e se não der o resultado que você espera, onde pode estar o erro?

Dieta Dukan – Aproveite o melhor de cada fase

Se o seu objetivo é emagrecer, bem como perder barriga, com certeza você terá resultados com a Dieta Dukan, mas tenha um planejamento onde você aproveite o melhor de cada fase. Lembrando que em qualquer dieta para perder peso você deve consumir menos calorias do que gasta durante o seu dia. A matemática é simples. Se consumir calorias demais, você vai engordar. Se comer menos, vai emagrecer. Ponto.

Uma vez que a Dieta Dukan tem uma forte restrição à ingestão de calorias vindas de carboidratos, isso realmente causa uma significativa perda de peso em suas fases iniciais. Obviamente, a qualidade das calorias que você ingerir terá papel importantíssimo no decorrer do processo.

Nesse ponto muitas pessoas não conseguem obter o resultado desejado por escolher fontes de proteínas com excesso de gordura e/ou por abusar no consumo de vegetais e legumes com alto teor de carboidratos. Ter boas fontes de proteínas e vegetais fibrosos é fundamental para você acertar sua meta de emagrecimento.

Dieta Dukan - Proteinas com legumes e vegetais

Portanto, é imprescindível analisar como está a qualidade de seus alimentos, desde a compra até o preparo. Trabalhe sua mente para ter clareza em suas escolhas e não fique tentado a dar aquelas “escapadinhas” que podem comprometer seu objetivo de perder peso.

Alimentos indicados pela Dieta Dukan

Na fase Ataque você deve ser obedecer a dieta com rigor, consumindo apenas os alimentos indicados pela Dieta Dukan. Apesar das restrições quanto ao tipo de alimentos, há uma variedade bem expressiva onde podemos buscar as proteínas.

proteinas dieta dukan

No plano alimentar da Dieta Dukan, a sugestão do autor traz uma lista de aproximadamente 72 fontes de proteínas, entre elas a carne bovina magra, peixes de qualquer tipo, aves (sem pele), ovos, leite, queijos, etc. Carne suína, cordeiro, pato e ganso não estão entre os alimentos permitidos.

Na fase Cruzeiro temos a primeira mudança com a entrada de legumes e vegetais no cardápio, alternando dia de proteínas e legumes, também chamado de PL e um dia de proteína pura, chamado PP. Durante essa fase a perda de peso varia, conforme a pessoa, entre 300grs a 1 kg por semana. Você deve seguir com determinação até alcançar o seu peso ideal.

proteinas e legumes

Nessa segunda fase você pode consumir nos dias de PL a grande maioria de vegetais e legumes, à vontade e a qualquer hora. A exceção aqui é em relação aos alimentos ricos em amido como a batata, arroz, milho, ervilhas, grão-de-bico, feijões e lentilhas, que não podem ser consumidos para não comprometer a sua perda de peso.

Na terceira fase o propósito principal é consolidar o seu emagrecimento para o peso que você quer ter. Pra manter seu emagrecimento pelo resto da vida você poderá acrescentar agora os carboidratos, pães integrais, todos os tipos de queijos, frutas e o direito a algumas refeições livres de restrições.

Dieta Dukan - fase Consolidação

O que você precisa seguir como regra na fase Consolidação é manter um dia de proteína pura, que normalmente será às quintas-feiras. Esse dia de PP será para toda a sua vida. Também não é recomendado que suas refeições livres sejam feitas em dias seguidos. Nada de esticar a farra durante o final de semana.

Chegamos a quarta e última fase da Dieta Dukan, chamada também de fase Estabilização. Essa fase será o seu estilo de alimentação pelo resto da sua vida. Aqui você usará a fase Consolidação como base e adicionará seus próprios alimentos, mas a partir de agora sempre tomando cuidado com a qualidade do que consome.

Dieta Dukan - Fase Estabilização

Nessa fase você praticamente não terá restrições, sendo necessário apenas considerar como obrigação o uso de 3 regras simples da dieta:

  1. Acrescentar diariamente 03 colheres de farelo de aveia ao seu consumo;
  2. Praticar no mínimo 20 minutos de atividade física todos os dias. Pode ser caminhada, corrida, subir escadas, etc.;
  3. Dedicar um dia na semana ao consumo de proteína pura. O Dr. Dukan sugere a quinta-feira mas você pode optar por outro dia qualquer, desde que isso seja mantido por toda a sua vida.

Em resumo, a promessa de emagrecimento proposta pela Dieta Dukan não pode ser considerada algo tão difícil assim de conseguir. O ponto forte da dieta é a possibilidade de perder peso sem sentir fome, já que a maioria dos alimentos permitidos pode ser consumida sem limitações de quantidade.

Considerações finais

Como toda dieta considerada “da moda” não faltam opiniões contrárias e também defensores fervorosos. Grande parte da comunidade médica critica a restrição de alimentos dentro da dieta, desaconselhando um planejamento alimentar onde haja restrições a ingestão de qualquer tipo de macronutriente.

Se você pretende fazer a Dieta Dukan, meu conselho é que você analise com carinho como ela te ajudará a perder barriga e emagrecer com saúde. Nessa hora, o acompanhamento de um nutricionista funcional pode ser de extremo valor.

Assim, não se preocupe apenas em perder peso ou eliminar aquela gordura abdominal tão indesejável a qualquer custo. Tenha em mente que a saúde do seu corpo deve estar em primeiro lugar. E minha intenção com esse artigo foi a de apresentar mais alguns dados que ajudem você a construir seu próprio conhecimento da Dieta Dukan.

Se você chegou até aqui espero sinceramente ter ajudado com esse conteúdo, pois também sei que perder barriga e emagrecer de forma definitiva e saudável não é um processo simples e fácil, mas sabendo como usar as ferramentas certas, com certeza é possível conseguir.

Gostaria muito de ver seu comentário ou sugestão, pra poder buscar e trazer sempre mais conteúdo de qualidade pra você.

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