Como perder barriga | Sua alimentação é o ponto de equilíbrio

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Saber como perder barriga e a contrariedade que isso envolve tem sido um problema pra muitas pessoas, inclusive pra mim. Isso porque, que eu me lembre, nunca fui realmente magro. E se fui, a “barriguinha saliente” estava lá, firme.

Sempre me incomodou o esforço necessário pra acabar com essa gordura, mas acredito que podemos ter no conhecimento prévio uma arma poderosa contra qualquer obstáculo.

Percebi então, que se você quer mesmo saber como perder barriga, precisa primeiro conhecer melhor seu corpo e como ele reage ao ambiente que você vive. Ter uma alimentação equilibrada não é só colocar “cor” no seu prato de cada dia. É preciso evitar refeições do tipo junk food.

Junk Food

Aprendi que há equilíbrio quando o alimento e seu organismo falam a mesma língua, ou seja, você se alimenta visando a satisfazer as necessidades do seu corpo e sem exageros. Também aprendi que podemos ter uma alimentação natural, saudável e com sabor agradável ao paladar.

Nos próximos parágrafos vou te dar dicas de como se alimentar com esse equilíbrio, usando os alimentos de forma inteligente pra perder barriga.

Espero com isso te ajudar a queimar a gordura abdominal e sem perder massa muscular.

Por que a gordura abdominal é a mais difícil de perder?

Muitas pessoas se dedicam apenas aos exercícios aeróbicos na esperança de perder barriga mas sem emagrecer o resto do corpo. Só não se lembram de que controlar o excesso no consumo de alimentos processados também é muito importante.

exercícios aeróbicos

Além disso, a ingestão de muita gordura trans é outra grande culpada por atrapalhar a perda de gordura abdominal.

Mas por que a gordura que se acumula na barriga é tão difícil de perder? Isso acontece porque o organismo trata essa região como uma área de segurança, um tipo de “cofre” onde é armazenada a gordura que o nosso corpo não usará de imediato. Como nós quase sempre exageramos em nossa alimentação, esse excesso vai direto pra lá.

É importante dizer que não há estudos que comprovem como perder barriga com exercícios localizados e específicos. Uma sequência de exercícios abdominais fortalece a musculatura da barriga, mas a perda de gordura abdominal só acontece efetivamente quando baixamos o percentual de gordura de todo o corpo.

Trabalhar essa queda é um processo que demanda disciplina não só pra fazer atividades físicas, mas principalmente no controle e equilíbrio da alimentação. O que as vezes não é fácil. A maior parte do tempo nós temos toda a facilidade do mundo pra comer o que quisermos, na hora que quisermos. É preciso foco e determinação pra fugir disso!

alimentos processados

No entanto, é possível agilizar a perda de gordura do abdômen adotando alguns cuidados simples na escolha de sua alimentação. Comece diminuindo ao máximo o consumo de açúcar, alimentos processados (enlatados, embutidos, empacotados, ensacados, etc.) e aqueles que contenham gordura trans (margarinas, biscoitos, bolos, etc.).

Cuidados simples como esses podem fazer toda a diferença. Sabemos que perder barriga, eliminando de vez o excesso de gordura, requer disciplina e muita vontade pessoal. Muitas pessoas têm vontade de saber como perder barriga, mas não querem emagrecer demais. No próximo tópico vamos entender como isso pode acontecer.

Como perder barriga, “somente” a barriga

Primeiro precisamos entender e aceitar que o nosso corpo trabalha o metabolismo de forma harmoniosa e, infelizmente, não há como perder barriga sem que isso afete um pouco outras áreas do corpo. Por isso é importante trabalhar o ganho muscular.

Como perder barriga é um trabalho composto por alimentação mais saudável, atividade física e descanso, essas ações feitas em conjunto é que vão agir positivamente em todo o nosso organismo.

É importante que você analise como está o seu nível de gordura corporal. A partir daí é possível traçar um planejamento focado em como perder barriga, e ao mesmo tempo buscando equilibrar o ganho muscular em outras partes do corpo.

gordura corporal ganho muscular

Isso deixará seus braços e pernas preparados para queimar as calorias em excesso, sem que você emagreça mais do que deseja ou precisa.

Muita gente acredita que exercícios abdominais em grande quantidade podem acabar com a gordura da barriga, mas isso não é verdade. Os músculos abdominais são iguais aos outros músculos do corpo.

Quando o objetivo é perder a barriga os exercícios aeróbicos cumprem melhor esse papel, e mesmo assim essa perda só ocorre no abdômen se você não estiver muito acima do seu peso ideal.

Outro detalhe essencial para saber como perder barriga, é a importância que uma alimentação equilibrada tem sobre o balanço hormonal em nosso organismo. É vital entregarmos ao nosso organismo os melhores alimentos que pudermos encontrar.

Tendo todos os nutrientes que precisamos nossos hormônios trabalharão equilibrados, facilitando a eliminação da gordura excedente.

A partir do momento que temos um equilíbrio na alimentação, aliado a uma atividade física mais intensa e um sono reparador, nosso corpo vai começar a eliminar a gordura abdominal de forma natural.

Nosso organismo não terá motivos para estocar gordura no abdômen já que nossa alimentação está equilibrada e com a maioria dos nutrientes cumprindo a sua função.

Eu sei que as vezes é difícil dedicar atenção a nossa alimentação, mas é possível ter excelentes refeições sem muito trabalho. Muitas pessoas acham que comida natural é algo sem graça.

Na verdade, natural é aquela comida que não sofre algum tipo de processamento, ou melhor dizendo, está em seu estado natural. Carnes, aves, peixes, verduras, legumes, castanhas, frutas, etc., são tipos de alimentos muito bem-vindos.

E também temos os sucos, uma opção bem interessante, como veremos no próximo tópico.

Como perder barriga usando sucos para emagrecer

Eu sempre gostei de frutas e das diversas opções de sucos que eu podia fazer com elas. Só depois de um tempo aprendi sobre a frutose, os açúcares das frutas, e como o excesso dela afeta negativamente quando você está em um projeto voltado para como perder barriga.

E acredito que assim como eu, muitas pessoas já exageraram no seu consumo. Até que surgiram os já consagrados Sucos Detox e os com efeito antioxidante.

Com a função de eliminar as toxinas que o nosso organismo atrai do meio ambiente, o suco Detox faz uma verdadeira faxina hepática. Como nós queremos saber como perder barriga, isso ajuda e muito.

O nome Detox vem de DESTOXIFICAÇÃO, um nome difícil para identificar um processo de limpeza do fígado que favorece a eliminação das toxinas por meio da urina, fezes e bile.

suco detox

Diferente do suco de frutas comum, o suco Detox facilita o processo de emagrecimento e também combate a retenção de líquidos.

Pra que essa desintoxicação seja efetiva é necessário que os ingredientes sejam uma mistura de frutas, legumes e verduras verdes. Essa mistura contém nutrientes que são indispensáveis para otimizar o funcionamento do organismo.

Como perder barriga é o objetivo principal, a dica para ter um suco Detox eficiente é sempre procurar fazer uma combinação com:

  • Alimentos ricos em clorofila – hortelã, couve, salsinha, agrião, salsão, etc.;

  • Alimentos ricos em fibras – abacaxi, morango, mamão, maracujá, laranja, limão, kiwi, cenoura, beterraba, etc.;

  • Líquidos hidratantes para a base do suco – chá-verde, branco ou vermelho, água de coco, chá dente-de-leão, etc.;

  • Ingredientes termogênicos – gengibre, canela, etc.

  • E muito importante: Evite os açúcares e adoçantes.

Muitas pessoas já aproveitam os benefícios dos sucos antioxidantes voltados para o emagrecimento, assim como perder barriga. Além de combater a presença dos radicais livres que oxidam as estruturas celulares, o suco antioxidante ajuda muito na regeneração celular e no bom funcionamento do organismo, facilitando a perda de peso.

E com essas vantagens você também terá um forte aliado na prevenção de problemas do coração, câncer, mal de Alzheimer, envelhecimento precoce e problemas de pele.

Estamos em um país tropical, rico em variedades de frutas, verduras e legumes que são uma fonte quase inesgotável de ingredientes antioxidantes.

Fazendo uma combinação de frutas vermelhas com folhas verdes e algum outro ingrediente termogênico já é possível ter um ótimo suco antioxidante.

Apenas tome cuidado para não exagerar e trocar o consumo diário de água pelo suco. Se você quer emagrecer, bem como perder barriga, sua fonte principal de hidratação sempre deve vir da água.

Ao preparar seu suco antioxidante não tenha receio de experimentar alimentos novos ou temperos e seja flexível no preparo deles. Mesmo que você tenha alguma restrição ou preferência de sabor diferenciada, há uma variedade tão grande de frutas e verduras ricas em antioxidantes, que você não terá dificuldades pra preparar algo saboroso.

Adicionando os sucos antioxidantes e Detox em nossa alimentação teremos um melhor aproveitamento dos nutrientes, como por exemplo das proteínas, que veremos a seguir.

Alimentos ricos em proteínas ajudam no emagrecimento

Na minha busca por meios saudáveis para saber como perder barriga, a minha prioridade tem sido a saúde do corpo que leve a um emagrecimento duradouro e sadio. Acredito que você também queira isso.

Sabemos da importância dos alimentos ricos em proteínas como construtores musculares e esse ganho muscular funciona muito bem como mais um elemento emagrecedor.

alimentos ricos em proteinas

Pra conseguir um abdômen definido, você deve priorizar o consumo de proteínas encontradas em carnes, aves, peixes, ovos, queijos brancos, queijo cottage, etc.

Mas quando devo consumir a proteína? O ideal é que ela esteja presente em todas as suas refeições. Um estudo recente, feito pelo British Journal of Nutrition, sugere que consumir alimentos ricos em proteínas no café da manhã potencializa a duração da saciedade em até 5 vezes.

Ou seja, a proteína afasta a vontade de comer por um tempo maior, mantendo nosso metabolismo em plena atividade. E já sabemos também que um metabolismo trabalhando ativamente facilita e muito a queima de gordura.

Quando é feita uma atividade física que demanda o uso dos músculos, a reparação das fibras musculares depende muito das proteínas que são ingeridas ao longo do dia. Quando você tem um grupamento muscular bem ativo a queima de gordura acontece com mais facilidade.

Equilibrar as refeições com o máximo de nutrientes é indispensável para conseguir um bom resultado, tanto pra emagrecer saudavelmente como perder barriga também.

Além disso, é preciso ter cuidado ao escolher fontes de proteínas mais indicadas para perda de peso, que são as que contém um baixo teor de gordura.

Considerando o consumo de porções de 100grs, as melhores fontes de proteínas de origem animal são encontradas em:

  • Peito de frango – +- 32,0grs de proteínas;

  • Carne bovina magra – +- 26,0grs de proteínas;

  • Queijo – +- 25,0grs de proteínas;

  • Salmão – +- 23,0grs de proteínas;

  • Pescada – +- 19,0grs de proteínas;

  • Ovos – +- 13,0grs de proteínas por unidade;

  • Iogurte – +- 4,0grs de proteínas.

As proteínas de origem vegetal também são muito interessantes e podem ser combinadas com as de origem animal. Também considerando o consumo de porções de 100grs, suas melhores fontes são:

  • Soja – +- 13,0grs de proteínas;

  • Quinoa – +- 12,0grs de proteínas;

  • Milhete – +- 12,0grs de proteínas;

  • Trigo Sarraceno – +- 11,0grs de proteínas;

  • Lentilhas – +- 9,0grs de proteínas;

  • Tofu – +- 8,0grs de proteínas;

  • Feijão – +- 7,0grs de proteínas;

  • Ervilhas – +- 6,0grs de proteínas.

Uma alimentação saudável é caracterizada pelo equilíbrio entre os seus ingredientes e restringir ou aumentar demais algum nutriente, por um tempo muito longo, pode ser prejudicial.

Como o consumo de proteína animal aumenta o nível de ureia no organismo, é importantíssimo consumir bastante líquido para evitar problemas renais. Acrescentar vegetais fibrosos também ajudam nesse equilíbrio e no processo de perda de peso.

Mas e onde entram os famosos carboidratos? Falo sobre eles a seguir.

Dieta do Carboidrato – Controle para emagrecer

Hoje em dia esse macronutriente está tão marginalizado que ao falar em como perder barriga comendo carboidratos, muitas pessoas já torcem o nariz.

Em minha busca por um emagrecimento saudável percebi também que as pessoas as vezes se confundem sobre os tipos de carboidratos.

Existe uma dieta do carboidrato, onde a maioria pensa que o consumo é livre. Nada disso. Nessa dieta comer carboidratos é proibido.

Mas é possível sim alcançar o peso ideal comendo carboidratos. Aliás, isso é muito saudável. Se você quer emagrecer com saúde certamente vai fazer ou já está praticando alguma atividade física, e o consumo de carboidratos é extremamente importante para acelerar o processo de queima da gordura abdominal.

carboidratos

Lembrando que o carboidrato é considerado o combustível do nosso organismo, mas o excesso em seu consumo pode ter um efeito negativo e indesejável.

Para proteger seus músculos durante a perda de gordura, uma das armas que seu organismo precisa ter é o acesso rápido a uma fonte de energia. Aqui entram em ação os carboidratos.

O cuidado que devemos ter é que, se temos um alto consumo de carboidratos e não gastamos o máximo possível, a energia que sobra é armazenada e vira gordura indesejável. Mais importante ainda é a qualidade dos carboidratos e quais fontes são mais indicadas para quem quer saber como perder barriga.

Para entender melhor como nosso organismo queima a energia que fornecemos a ele por meio de nossa alimentação, observe a ordem natural do processo:

  1. Carboidratos — energia imediata retirada dos alimentos consumidos e daquela armazenada;

  2. Gorduras — energia secundária vinda dos alimentos e também da que está armazenada;

  3. Proteínas — último recurso como fonte de energia também vinda dos alimentos e do tecido muscular, e que não queremos que aconteça, claro.

Como o nosso objetivo é queimar gorduras sem perder massa muscular, o plano de ação mais efetivo é aquele onde possamos usar o carboidrato para iniciar a queima de energia, partir para o queima da gordura armazenada e deixar o tecido muscular intacto.

Nesse caso, o ideal é ter uma fonte de carboidratos que cumpra bem esse papel durante o processo.

Os carboidratos ideais para emagrecimento são aqueles que tem um baixo índice glicêmico, ou seja, demoram mais pra liberar energia e não dão tempo ao organismo pra armazenar as calorias.

São os chamados carboidratos complexos e são encontrados na: batata-doce, mandioca, inhame, cará, quinoa, cereais integrais, aveia, legumes e vegetais fibrosos, entre outros. Procure sempre consumir esses tipos de carboidratos e evite a farinha branca, trigo comum, frutas muito doces, massas e açúcares.

Sempre dê valor a uma boa alimentação

Muitas pessoas querem saber como perder barriga, mas sem que seus braços ou pernas tenham uma perda de gordura muito acentuada. Elas são bem-sucedidas quando aprendem o valor de uma boa alimentação, com ingestão adequada de nutrientes e fazendo um processo de desintoxicação eficiente.

alimentação saudável

Quando uma atividade física para ganho muscular é acrescentada ao processo, há uma maior satisfação ainda nos resultados obtidos, uma vez que além de perder a gordura abdominal é possível ter uma saudável definição muscular.

Espero que esse artigo tenha sido útil e te ajude a conviver melhor com sua alimentação, ajudando também na queima de gordura do abdômen e na definição de seus músculos.

Seu comentário ou dúvida será muito útil pra que eu possa sempre buscar mais conteúdo de qualidade pra você.

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